Publicidade

quarta-feira, 19 de outubro de 2011 @IGMODA, ALMANAQUE DA MODA MASCULINA, dicas de elegância, dicas de estilo, elegância, estilo, LULA RODRIGUES COLUNISTA DE MODA MASCULINA, lula rodrigues colunista IG Moda, ROUPA, roupas, roupas de homem, tendência, Trend | 01:41

DICAS de mestres da moda masculina brasileira

Compartilhe: Twitter

Hoje, o segmento de moda masculina, a indústria da moda e os jornalistas e editores que cobrem as nossas maiores semanas de moda, me chamam de “referência no assunto“. Fico agradecido, lisonjeado e ao mesmo tempo me dou conta da responsabilidade de ser considerado para tal. E, para fazer jus ao que falam de mim,  não faço mais do que a minha obrigação: corro atrás da informação e dos ensinamentos. Para que fiquemos por dentro de tudo sobre o terno executivo, venho dissecando vários aspectos do traje, desde o dia 09, aqui nesta coluna, Neste post homenageio meus mestres,  indico seus livros e dou referências. O exemplar abaixo é difícil de encontrar, mas não impossivel.

A pergunta e resposta abaixo foi  inspiradas no livro “Manual da Elegância“, escrito por Fernando de Barros (1915 / 2002) e publicado pela Editora Caras, no ano de seu falecimento. Fernando de Barros, era considerado o maior especialista em moda masculina, no Brasil, em seu tempo. Dei uma atualizada para nossos dias

PERGUNTA E RESPOSTA DO LIVRO CITADO ACIMA :: O padrão risca-de-giz foi o último que analisamos Veja o que o Fernando de Barros recomenda para aqueles que andam desmembrando o terno

1 – Um paletó risca-de-giz, vai bem com calças lisas?

Essa combinação não é muito aconselhável. O paletó com padrão risca-de-giz é um dos mais clássicos da moda e também um dos menos maleáveis para ser combinado com calças em outros tecidos.

Já no seu outro livro “O Homem Casual – a roupa do novo século” (foto abaixo), publicado em 1998, pela editora Mandarim SP, o mesmo autor disseca o guarda-roupa casual, que dispensa o terno, em tempos de semana casual, depois do Casual Friday, ou Sexta Casual. Este é mais fácil de ser encontrado. Recomendo para os que desejam conhecer mais sobre a montagem de um guarda-roupa de trabalho, para quem, obrigatoriamente, não usa terno, mas vale combinar blazers com gravatas.

Fernando de Barros dá dicas sobre a variedade de gravatas :

“A estampa das gravatas renova a clássica roupa social, sempre com o mesmo visual. Elas mudam continuamente e ainda tem papel fundamental quando se trata de dar personalidade a quem as usa” (F B)

O livro “Estilo no trabalho” de autoria de Julio Rego e Heloisa Marra, dá dicas para variados tipos de profissionais tanto homens quanto mulheres.

No livro, Julio Rego disseca um closet básico para quem começa a trabalhar e precisa ampliar seu guarda-roupa. Vejam na ilustração de Felipe Jardim, os 3 tipos de terno: inglês, americano e italiano.

Autor: Tags:

3 comentários | Comentar

  1. 13 JOSE AUGUSTO BICALHO 31/10/2011 22:24

    Lula vc é muito modesto!Sabia que vc sabe mais que o Fernando de Barros?Se não fosse suas preciosas dicas eu ñao teria segurança ao me vestir….Voce além de meu orientador é meu guru fashion!!!Abraço

    Responder
    • lrodrigues 03/11/2011 15:31

      wow ze augusto :: ouvir isso vindo de vc, um dos pilares da moda carioca me dá muito orgulho e prazer :: um grande abraço, querido :: lula carioca rodrigues heheh

  2. 12 Grazielle 21/10/2011 13:00

    Ótimo post, encontre roupas masculinas com estilo na Kevingston : Kevingston Curitiba

    Responder
    • lrodrigues 22/10/2011 21:35

      oi grazielle :: obrigado pelo comentário :: abs :: fica o registro :: vc sabe se eles tem site? thxs pela dica

  3. 11 David Lee 21/10/2011 11:44

    Eu é que agradeço,por ter a minha disposição a sua dedicação em compartilhar tanta informação dessa forma e INFORMAÇÃO DE PRIMEIRA !!!!!!!!!!!!!!Esta coluna tem sido meu manual de ensino sobre a moda masculina, na qual a cada dia fico mais apaixonado e só quero aprender mais e mais.Vs é sim a nossa “referência no assunto“ .

    Fiquei feliz quando vi sua parceria com o Concurso da Lycra,pois já acompanhava vc por aqui na qual ja vi seu post no portal do concurrso,acrredito que vc irá para a final.Sim?Não?Tomará que sim.Sou um dos finalistas e espero encontrar vc por lá.

    Abraços

    Hoje, o segmento de moda masculina, a indústria da moda e os jornalistas e editores que cobrem as nossas maiores semanas de moda, me chamam de “referência no assunto“.

    Responder
    • lrodrigues 22/10/2011 21:38

      wow david :: ganhei o fim de semana :: estarei sim, na final do Concurso Lycra Future Designers, atrasando um dia de minha cobertura do Minas Trend Preview :: tenho uma clara responsabilidade e proteção para com os novos designers :: FUTURE DESIGNERS :: acredito no olhar novo sendo esta uma das forças que faz da MODA uma “coisa”eterna:: abs e volte sempre aki ::

  1. ver todos os comentários
 

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

* Campos obrigatórios


 

Responder comentário


* Campos obrigatórios